Frase





Seja Bem-Vindo

"Ouça a Rádio Escola Estação Felipe".




quinta-feira, 25 de junho de 2015

Projeto Horta na Escola

Interdisciplinariedade é objetivo de projeto de horta da escola Cel. Felipe de Brum de Amambai


Amambai (MS) - A utilização da interdisciplinaridade nos projetos pedagógicos da escola é uma forma de desenvolver um trabalho de integração dos conteúdos de uma disciplina com outras áreas de conhecimento.
Esta é a intenção do Horta, implantada na escola estadual Coronel Felipe de Brum, da rede de ensino de Amambai. O projeto é desenvolvido com os alunos do Ensino Médio, através do programa Jovem do Futuro.
Segundo o diretor da unidade, Paulo Fernandes, a meta é usar o local interdisciplinarmente para um estudo prático diferente.
Salsinha, cebolinha, cenoura, beterraba, alface, couve e todos os outros legumes e verduras de uma horta doméstica são plantados no local e manuseados com a ajuda dos estudantes. O projeto foi iniciado pelo professor da disciplina de Física da escola, Mário Fernandes.
“Isso é de extrema importância, não só ter uma horta, mas lidar com ela de uma maneira educativa, mostrando os processos didáticos, transformando sol, água e adubo em energia, junto com um hábito de vida mais saudável”, conta ele.
 
Alunos do Ensino Médio no início do projeto da Horta em 2014.Alunos do Ensino Médio no início do projeto da Horta em 2014.
A ideia, segundo Mário, que hoje conta com o apoio do professor Nelson Antonio Lang, surgiu com a horta sustentável da professora Ramona Cleide Martins Dutra, também do Felipe de Brum. “Tivemos a oportunidade de acrescentar essa atividade ao Jovem de Futuro, era uma orientação do projeto, vários professores nos ajudaram e o diretor resolveu toda a parte burocrática”, explica.
Nelson, que é professor de Filosofia e Sociologia, voltou a trabalhar na escola com turmas da Educação de Jovens e Adultos neste ano e, com a bagagem adquirida por ele na escola Guarani, pode apoiar os trabalhos. “Os alunos vêm e interagem com a horta, com direito a enxada na mão e os alunos das fazendas nos trazem adubo; o que é produzido, nós consumimos na cozinha”, diz Nelson.
O dinheiro para iniciar o projeto veio do Governo Federal e arrecadado através de rifas realizadas pela escola. No ano anterior, na festa de encerramento do ano letivo dos professores, as verduras produzidas na horta foram utilizadas na salada do almoço..

Isso é de extrema importância, não só ter uma horta, mas lidar com ela de uma maneira educativa.

— Professor Mário Fernandes

 
Professores Mário e Nelson cuidam da horta junto aos alunos / Foto: Moreira ProduçõesProfessores Mário e Nelson cuidam da horta junto aos alunos / Foto: Moreira Produções
A irrigação da horta é realizada por mangueiras colocadas no alto, presas em madeiras, de maneira que possa atender a toda a demanda. Sombrites foram colocados para que segundo os professores diminuísse a incidência do sol e a velocidade da chuva.
Para o futuro, Mário e Nelson contam que estão projetos voltados para viveiros de mudas, com uso de garrafas pet; a ampliação da horta para maior produção; uma parceria com a Escola Agrícola, para que sejam fornecidos cursos e oficinas e a obra da estufa, que já foi fornecida pela Secretaria Estadual de Educação (SED) com suporte para 7x21.
 
O dinheiro para iniciar o projeto veio do Governo Federal e arrecadado através de rifas realizadas pela escola. O dinheiro para iniciar o projeto veio do Governo Federal e arrecadado através de rifas realizadas pela escola.
Projeto Jovem de Futuro
O Programa Ensino Médio Inovador/Jovem de Futuro (ProEMI/JF) reflete uma parceria público privada entre o Ministério da Educação (MEC), cinco Secretarias Estaduais de Educação e o Instituto Unibanco, que permitirá, até 2016, universalizar o programa nas escolas públicas de Ensino Médio do Ceará, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará e Piauí, atendendo cerca de 2.500 unidades de ensino e mais de 2 milhões de alunos.
O mesmo tem como objetivo central promover o redesenho curricular das escolas e fortalecer a gestão escolar, com foco na melhoria da aprendizagem dos estudantes. Assim, as ações do ProEMI/JF buscam colaborar o acesso, a permanência e a conclusão, com sucesso, dos jovens na escola.
O diretor da escola afirma que é necessário que sejam realizadas atividades fora do contexto teórico dentro da escola e que a horta vem de encontro a isto. “Com o programa estamos envolvendo os alunos em conteúdos práticos como a oxigenação, incidência do sol, radiação solar, o solo e até mesmo hidrostática, com o professor Mário”, explica.
Ele afirma que todo o projeto foi criado pelo professor, que montou tudo de uma maneira autossuficiente. Além da horta, o Jovem de Futuro na escola ainda conta com os documentários e a rádio escola, criada recentemente.
A interdisciplinaridade é uma das propostas apresentadas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais que contribui para o aprendizado do aluno. É possível a interação entre disciplinas aparentemente distintas.
Esta interação é uma maneira complementar ou suplementar que possibilita a formulação de um saber crítico-reflexivo, saber esse que deve ser valorizado cada vez no processo de ensino-aprendizado.
É através dessa perspectiva que ela surge como uma forma de superar a fragmentação entre as disciplinas. Proporcionando um diálogo entre estas, relacionando-as entre si para a compreensão da realidade. A interdisciplinaridade busca relacionar as disciplinas no momento de enfrentar temas de estudo.
Fonte: amambainoticias.com.br

Seja o primeiro a comentar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário