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quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Horta Escola 2017


PROJETO Horta Escolar 

Produzindo Conhecimento e Saúde


 O projeto Horta Escolar busca incentivar a promoção da saúde através da adoção de hábitos saudáveis não só nos estudantes, mas também em toda a comunidade escolar.  Baseado nesse conceito de integração entre grupos de indivíduos, a Organização Mundial da Saúde (1997) define que uma das melhores formas de promover a saúde é através da escola. Isso porque, a escola é um espaço social, onde muitas pessoas convivem, aprendem e trabalham, onde os estudantes e os professores passam a maior parte de seu tempo. Além disso, é na escola onde os programas de educação e saúde passam a ter maior repercussão, beneficiando os alunos na infância e na adolescência.  Nesse sentido, os professores e todos os demais profissionais tornam-se exemplos positivos para os alunos, suas famílias e para a comunidade na qual estão inseridos.
As hortaliças, quando produzidas na escola ou a domicílio, se transformam em alimentos sadios, higiênicos, saborosos e oportunizam grande economia. Enriquecem a merenda escolar com nutrientes que não estão presentes em outros tipos de alimentos. Além disso, a tarefa de cultivá-las proporciona participação coletiva dos estudantes e confiança nas suas próprias capacidades.






Início das obras da horta com estufa 

Canalização dos canos da horta




              Colheita de Cenoura para a merenda da escola

                                             Colheita de Alface para a merenda da escola
















3. OBJETIVO GERAL

Promover o cultivo de hortaliças naturais, através de atividades teóricas e práticas de maneira interdisciplinar que vise à melhoria do processo de ensino e aprendizagem, bem como, a boa alimentação, qualidade da merenda, saúde e consequentemente o bem-estar dos estudantes.  


3.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS


ü Utilizar a Horta Escolar com a finalidade educativa e diversificação de métodos para transmitir e adquirir conhecimentos, ressaltando as atividades práticas e as experiências pessoais de forma interdisciplinar; 
ü Conhecer técnicas de cultura orgânica;
ü Compreender a relação entre solo, água e nutrientes;
ü Identificar processos de semeadura, adubação e colheita;
ü Promover a reeducação alimentar através do estudo da relação entre o valor nutricional dos alimentos produzidos e a manutenção da saúde;
ü Oportunizar trabalhos de Educação Ambiental;
ü Proporcionar integração através do trabalho coletivo levando-os a ter conhecimentos e a tomar gosto pelo cultivo de hortas domésticas e de uma agricultura natural, solidária e igualitária;
ü Instigar o aluno a considerar o meio ambiente em sua totalidade, nos seus aspectos naturais, tecnológicos, sociais, econômicos, políticos, históricos, culturais, morais, éticos e estéticos;
ü Estimular a socialização, o trabalho em equipe, vivência ambiental e consciência cidadã.
ü Desenvolver atividades relacionadas à Horta e ao Meio Ambiente, que sejam realizadas em conjunto pelos professores de modo interdisciplinar, através do tema gerador;
ü Orientar os estudantes a registrar, comparar dados e divulgar resultados;
ü Tornar a Unidade Escolar um ambiente agradável voltado à educação que possa integrar o aluno e interagir com a Comunidade Escolar;
ü Conscientizar o estudante sobre a importância dos alimentos, principalmente, daqueles produzidos sem agrotóxicos, livres de conservantes, etc;
ü Difundir os conhecimentos básicos necessários para a produção e consumo de hortaliças;
ü Expandir esses benefícios até as famílias através da vivência do estudante;
ü Desenvolver bons hábitos alimentares, melhorando a qualidade de vida, estimulando o consumo de frutas e vegetais aos estudantes;
ü   Estimular a interdisciplinaridade, criando a alternativa de um laboratório prático para aulas.


4. METODOLOGIA

1º Passo

 LOCALIZAÇÃO

O melhor local para o cultivo da horta deve apresentar as seguintes características:
ü  Terreno plano;
ü  Terra revolvida (“fofa”);
ü  Boa luminosidade solar;
ü  Disponibilidade de água para irrigação e sistema de drenagem;
ü  Longe de sanitários e esgotos;
ü  Isolado, com pouco trânsito de pessoas e animais;



2º Passo

FERRAMENTAS

Algumas ferramentas são essenciais para o preparo da terra e plantio das hortaliças:
ü    Enxada: é utilizada para capinar, abrir sulcos e misturar adubos e corretivos como serragem à terra.
ü    Enxadão: é utilizado para cavar e revolver a terra.
ü    Regador: serve para irrigar as plantas.
ü    Rastelo: é utilizado para remover torrões, pedaços de pedra e outros objetos, além de nivelar o terreno.
ü    Carrinho de mão: é utilizado para transportar terra, adubos e ferramentas.


3º Passo

PREPARO DO TERRENO

O terreno foi gradeado conforme (figura 1); com a parceria da prefeitura municipal de Amambai-MS.
 
4º Passo




PREPARO DO CANTEIRO

Antes de iniciar a preparação dos canteiros, deve-se limpar o terreno com auxílio de algumas ferramentas como enxada, rastelo  e carrinho de mão. Com auxílio de uma enxada, revira-se a terra a uns 15cm de profundidade. Com o rastelo, desmancham-se os torrões, retirando pedras e outros objetos,  nivelando o terreno. Iniciar a demarcação dos canteiros com auxílio de estacas e cordas com a seguinte dimensão; 1,20m x 2 a 5m e espaçamento de um canteiro a outro de 50cm. Caso o solo necessite de correção, pode ser utilizado calcário.

  
5º Passo

ESTRUTURA
ü  Foram levantados os pilares de eucaliptos.
ü  Confeccionado estrutura para o sombrite.



    
6º Passo

SISTEMA DE IRRIGAÇÃO

ü  Cano PVC de ¾ com suas respectivas conexões,
ü  Mangueiras de irrigação,
ü  Sombrite,
ü  Eucaliptos para base,
ü  Tela,
ü  Caixa d’água,
ü  Torneira,
ü  Regador,
ü  Registro

          Com os canos de PVC fizemos uma conexão com o sistema hidráulico da escola, levando assim a água até o local da horta. A partir daí, distribui-se uma rede espalhando o encanamento por toda a extensão da horta, permitindo assim, que em cada pé direito tivesse condições de elevar um cano até a altura máxima da estrutura de eucalipto, conectando-se com as mangueiras de irrigação reguladas por registro para simular a chuva.


7º Passo

COVAS E SEU PREPARO

As covas devem ser feitas com antecedência, no mínimo, 18 dias antes do plantio ou transplantio. O espaçamento entre as covas varia de acordo com a hortaliça a ser plantada. As covas deverão ter a seguinte dimensão: 20x20cm ou 30x30cm de largura e 20 a 30cm de profundidade.





ADUBAÇÃO DOS CANTEIROS

O Adubo orgânico (esterco bovino)  foi cedido pelos alunos.
A adubação dos canteiros foi realizada pelos próprios alunos com a parceria da coordenação técnica e alunos da Escola Agrícola Lino do Amaral Cardinal (Figura 6,7 e 8).


  

9º Passo

SEMEADURA

          Após o preparo e levantamento dos canteiros os estudantes abriram pequenos sulcos utilizando ferramenta apropriada, logo após foram lançadas as sementes de cada hortaliça a ser cultivada.

 

10º Passo

COMO CUIDAR DA HORTA


              A horta deve ser regada duas vezes ao dia (Figura 12, 13 e 14), mas lembre-se que isso varia de região para região, pela diferença de clima entre elas. O solo não pode ficar encharcado para evitar o aparecimento de fungos. A horta tem que ser mantida limpa, as ervas daninhas devem ser retiradas diariamente com a mão. A cada colheita, deve ser feita a reposição do adubo para garantir a vida útil da terra.

          A seguir, serão apresentados alguns exemplos de como a horta pode trazer benefícios à saúde das crianças na escola e ser um excelente recurso pedagógico. Destaca-se novamente o papel fundamental da participação direta das crianças em todo o processo de plantio das hortaliças até a obtenção de pratos saborosos, que devido a sua facilidade de preparo podem ser feitos em casa ou na escola. Além disso, essas ações visam integrar a horta com o cotidiano da criança na escola e em casa.

PLANEJANDO E ADMINISTRANDO UMA HORTA

Desenvolvimento:

           Cada turma se responsabiliza por um canteiro da horta. Em seguida, o professor orienta as crianças sobre plantio ( Figura 15) , formação de mudas, espaçamento entre as covas, irrigação, além de colheita e conservação das hortaliças para o consumo, ou seja, o professor supervisiona os alunos em todos os passos descritos nesse manual. Tudo isso motiva as crianças a cuidar de seu canteiro, administrá-lo para que as hortaliças cresçam e estejam apropriadas para o consumo ( Figura 16). Além disso, essa experiência reforça as qualidades de organização, planejamento, responsabilidade e o processo de promoção de saúde através da alimentação saudável;

                                

Método:

PREPARANDO O CARDÁPIO DE NOSSA MERENDA ESCOLAR

          Após a colheita dos produtos como: Alface, Couve, Cebolinha, Salsinha, Coentro, Beterraba, Cenoura, Brócolis, Hortelã, os mesmos são utilizados na complementação do cardápio da merenda escolar, diminuindo custos da merenda. 







5. CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO

           A horta é um projeto desenvolvido durante todos os meses do ano letivo de acordo com o cultivo de cada semeadura.


6. RECURSOS UTILIZADOS

Tecnológicos:
Computador com Internet,Vídeo do You Tube, datashow, Caixa de Som, Câmera Digital, Filmadora digital, Microfones, Scanner, Impressora. ( Para registro e divulgação da mesma).
Visuais:
Livros didáticos, jornais impressos, revistas, folhetos informativos e jornal local.

Divulgação:
Blog da Escola: http://escolafelipedebrum.blogspot.com.br/
Facebook:  https://www.facebook.com/escolafelipedebrum?fref=ts


COLABORADORES

Prefeitura Municipal de Amambai

Escola Agrotécnica Lino do Amaral Cardinal

Pais de Alunos

Pais de Professores



7. AVALIAÇÃO

          Este projeto exige participação efetiva de todos os estudantes através de manifestação oral,  atividades práticas desde o preparo e plantio até a manutenção da horta. Portanto, será avaliado o desenvolvimento das atividades em todas as etapas do projeto.
São três os eixos de aprendizagem que serão considerados na avaliação:
Ø  o conteúdo teórico e pratico de cada disciplina;
Ø  o aproveitamento dos temas transversais;
Ø  a aproximação com a prática do conteúdo estudado.

Resultados esperados

Esperamos que a horta proporcione uma aprendizagem significativa e ampla dentro do currículo proposto para os estudantes, trazendo assim, melhores condições para interpretação da proximidade entre  teoria e prática das leis da natureza.

Resultados obtidos

Com o projeto da horta escolar deslumbramos um empenho fantástico por parte dos estudantes e funcionários desta instituição, pois todos demonstraram empenho e parceria na elaboração e execução do mesmo. Por parte dos funcionários houve a manutenção necessária para sobrevivência da horta. Já o conhecimento adquirido pelos estudantes foi substancial para alguns desenvolverem estas habilidades com seus familiares e outros demonstraram maior interesse nas aulas dentro da sala de aula.
O cardápio da merenda escolar foi enriquecido com os produtos colhidos na horta, proporcionando uma alimentação saudável e livre de agrotóxicos.
A horta na escola contribui como estratégia de aprendizado interdisciplinar, pois é um campo de estudo aberto à comunidade.












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