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terça-feira, 26 de setembro de 2017

I Mostra de Tecnologia Educacional


Alunos da Escola Coronel Felipe de Brum participaram da I Mostra de Tecnologia Educacional que abordou o tema A Matemática está em tudo. O evento foi realizado pelo Núcleo de Tecnologia Educacional  pela 11º Coordenadoria de Ponta Porã, as atividades fora desenvolvidas no Parque dos Ervais com apresentação de Banner do projeto.
O projeto “Dinâmicas com o uso do Scratch e App Inventor no Apoio ao Aprendizado e no Ensino de Programação na Escola” esta sendo desenvolvido na escola Coronel Felipe de Brum com alunos do ensino fundamental, tem como objetivo trabalhar a interdisciplinariedade com foco nos conceitos lógicos e matemáticos através da linguagem de programação de blocos com o uso do Software Scratch e o aplicativo App Inventor. O projeto tem como público alvo alunos do 6º ano do ensino fundamental, que são os anos que precisam avançar na aprendizagem das habilidades matemáticas no Índice de desenvolvimento da educação básica – IDEB da escola. Integramos o curso técnico em informática, pois estes possuem em sua grade curricular disciplinas específicas de lógica de programação contribuindo assim com as atividades e desenvolvimento do projeto junto aos alunos e professores do Ensino Fundamental.
Com o avanço das novas tecnologias de informação e comunicação nossos estudantes experimentam a tecnologia de uma forma muito intensa, através de computadores, dispositivos portáteis, telefones e tablets. Hoje o que se aprende em sala de aula pode ser complementado facilmente na Internet. Desta forma, o projeto busca desenvolver atividades a fim de relacionar o conteúdo programático com o cotidiano do aluno, desenvolvendo assim, habilidades de pesquisa e construção do conhecimento.
Por ser uma ferramenta que se torna cada vez mais frequente na vida dos educandos, sua utilização pode englobar tanto a pesquisa acerca da temática estudada, quanto a utilização de softwares educacionais ou de execução de cálculos, constituindo-se num grande leque de possibilidades à disposição do professor.

Diante do exposto, buscou-se nos softwares Scratch e o App Inventor desenvolver atividades que evidenciam a pesquisa e desenvolvimento de habilidades de programação nos alunos, pois esses softwares se utilizam da lógica de blocos (lego), itens de som e imagem, para desenvolver histórias interativas, jogos, animações e diversos aplicativos para que o aluno possa compartilhar sua produção de maneira online usando a linguagem logo como ferramenta criativa.


Aluno Caio Victor programando no Scratch

Aluna Aline programando jogo dos planetas no Scratch




Aluno Caio com a Progetec Liziane programando uma calculadora no App Inventor


Alunos do curso Técnico em Informática Programando jogos no Scratch junto a professora Andreia


Professora Ariane da Sala de Recurso progamando um jogo de Tabuada com o aluno Vinicius


Professora Ariane da Sala de Recurso programando um Jogo de Adição com o auno Hélio

Aplivativo de Calculadora de divisão desenvolvida no App Inventor

Aplicativo calculadora Multiplicar no App Inventor














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