Escola Felipe de Brum Realiza
SEMANA DA MATEMÁTICA
Aprender matemática de uma forma lúdica e criativa. É esse o objetivo da Escola Felipe de Brum com a segunda edição da Semana da Matemática. O evento começou segunda-feira (6), quando é celebrado o Dia da Matemática, e teve sua culminância na sexta-feira (10).
Durante toda a semana, os estudantes participaram de atividades práticas com diversos temas envolvendo vários campos da matemática. Os alunos de 6º ao 9º anos do E.F. e do ensino médio, assistiram a uma palestra com o professor Jorge Luis Karasek sobre a importância da matemática e a aplicação da mesma no cotidiano, meta prevista no projeto ensino médio inovador - jovem de futuro da SED - Secretaria de Estado de Educação, além de aulas na sala de tecnologia educacional com softwares de matemática, vídeos e atividades práticas com jogos, como o boliche e material dourado. As atividades contaram com a orientação do professor coordenador de área de matemática Richard Alexandre Coradini, que auxiliou e direcionou as atividades, bem como da PROJETEC, Professora Liziane Aparecida Dutra Salazar.
É importante para os alunos conhecer a matemática de forma lúdica e pratica, pois as atividades ajudam a aprender de uma forma divertida, sempre visando o aprimoramento do aluno como um ser crítico e cheio de idéias e sonhos.
Para a aluna Aline Chaparro estudante do 3º Ano do curso técnico em informática a aula foi diferente, pois se utilizou uma dinâmicas atraentes para apresentar as diversas formas de como a matemática é importante para nossa vida.
"O método de ensino que foi voltado, explicado aos alunos de diferentes classes chamou mais a minha atenção, pois soube envolver todos os alunos de uma forma única, podendo explicar vários métodos que podem ser utilizados na matemática". Lúcia Angélica aluna do 1º B E.M.
"Gostei da palestra do professor Jorge, o modo como colocou as palavras foi fácil de entender, ele trouxe dicas interessantes para se dar bem nas provas". Gustavo Miola - Aluno do 2ºA E.M técnico em Informática.
"Foi legal a palestra, ele deu dicas de como se sair bem nas provas". Bianca Letícia Aluna do 8ºA Ensino Fundamental.
Atividade com Material Dourado
1º A - Professora Jocenir
O Material Dourado, também denominado base 10, é um dos muitos materiais idealizados pela médica e educadora italiana Maria Montessori para o trabalho com matemática. O material é constituído por cubinhos, barras, placas e cubão, que representam, respectivamente, as unidades, dezenas, centenas e unidades de milhar. Destina-se a atividades que auxiliam o ensino e a aprendizagem do sistema de numeração decimal-posicional e dos métodos para efetuar as operações fundamentais (ou seja, os algoritmos).
Com o Material Dourado a situação é outra: as relações numéricas abstratas passam a ter uma imagem concreta, facilitando a compreensão. Obtém-se, então, além da compreensão dos algoritmos, um notável desenvolvimento do raciocínio e um aprendizado bem mais agradável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário