Alunos da Escola Coronel Felipe de Brum participaram da I Mostra de Tecnologia Educacional que abordou o tema A Matemática está em tudo. O evento foi realizado pelo Núcleo de Tecnologia Educacional pela 11º Coordenadoria de Ponta Porã, as atividades fora desenvolvidas no Parque dos Ervais com apresentação de Banner do projeto.
O projeto “Dinâmicas com o uso do Scratch e App Inventor no
Apoio ao Aprendizado e no Ensino de Programação na Escola” esta sendo desenvolvido
na escola Coronel Felipe de Brum com alunos do ensino fundamental, tem como
objetivo trabalhar a interdisciplinariedade com foco nos conceitos lógicos e
matemáticos através da linguagem de programação de blocos com o uso do Software
Scratch e o aplicativo App Inventor. O projeto tem como público alvo alunos do
6º ano do ensino fundamental, que são os anos que precisam avançar na
aprendizagem das habilidades matemáticas no Índice de desenvolvimento da
educação básica – IDEB da escola. Integramos o curso técnico em informática,
pois estes possuem em sua grade curricular disciplinas específicas de lógica de
programação contribuindo assim com as atividades e desenvolvimento do projeto
junto aos alunos e professores do Ensino Fundamental.
Com o avanço das novas tecnologias de informação e
comunicação nossos estudantes experimentam a tecnologia de uma forma muito
intensa, através de computadores, dispositivos portáteis, telefones e tablets. Hoje
o que se aprende em sala de aula pode ser complementado facilmente na Internet.
Desta forma, o projeto busca desenvolver atividades a fim de relacionar o
conteúdo programático com o cotidiano do aluno, desenvolvendo assim,
habilidades de pesquisa e construção do conhecimento.
Por ser uma ferramenta que se torna cada vez mais frequente
na vida dos educandos, sua utilização pode englobar tanto a pesquisa acerca da
temática estudada, quanto a utilização de softwares educacionais ou de execução
de cálculos, constituindo-se num grande leque de possibilidades à disposição do
professor.
Diante do exposto, buscou-se nos softwares Scratch e o App
Inventor desenvolver atividades que evidenciam a pesquisa e desenvolvimento de
habilidades de programação nos alunos, pois esses softwares se utilizam da
lógica de blocos (lego), itens de som e imagem, para desenvolver histórias
interativas, jogos, animações e diversos aplicativos para que o aluno possa compartilhar
sua produção de maneira online usando a linguagem logo como ferramenta
criativa.
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Aluno Caio Victor programando no Scratch |
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Aluna Aline programando jogo dos planetas no Scratch |
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Aluno Caio com a Progetec Liziane programando uma calculadora no App Inventor |
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Alunos do curso Técnico em Informática Programando jogos no Scratch junto a professora Andreia |
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Professora Ariane da Sala de Recurso progamando um jogo de Tabuada com o aluno Vinicius |
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Professora Ariane da Sala de Recurso programando um Jogo de Adição com o auno Hélio |
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Aplivativo de Calculadora de divisão desenvolvida no App Inventor |
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Aplicativo calculadora Multiplicar no App Inventor |
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