Na manhã desta sexta-feira (23), a escola estadual Cel. Felipe de Brum, da rede de ensino de Amambai, deu sequência ao projeto Ortografando realizando disputa de soletração com alunos do Ensino Médio Técnico. A aluna do 2º ano A, Bianca Galdolfi de Ávila, foi a campeã desta fase.
Em julho último, a escola já havia realizado o projeto com os alunos do Ensino Médio Regular. Na oportunidade, a aluna do 3º ano B, Sarah Letícia Costa Francisco, foi a finalista e irá representar a escola estadual Coronel Felipe de Brum na próxima etapa, que será a municipal.
A realização do projeto Ortografando na escola estadual Cel. Felipe de Brum é coordenada pela professora de Língua Portuguesa, Ilda Bogado Siqueira, com o apoio da coordenadora de Área, Jucélia Coradini, e da professora da Sala de Tecnologia, Liziane Dutra Salazar.
Ao final do evento desta sexta-feira, as duas alunas foram premiadas com troféus e todos os alunos que participaram das disputas de soletração foram brindados com caixas de bombons oferecidas pela professora Ilda.
Sobre o projeto Ortografando
Este projeto reúne estratégias e metodologias que proporcionam às escolas de Ensino Médio um modelo de gestão abrangente e participativo, focado em resultados. As metodologias podem ser oferecidas de maneira independente, visando à intervenção em aspectos específicos da vida dojovem ou da realidade escolar.
A Secretária de Estado de Educação (SED) oportuniza às escolas que realizam o projeto a participação no concurso Ortografando, que será realizado em três etapas: a etapa escolar, realizada entre os alunos da escola participante; a etapa municipal, realizada com o apoio da SED, na qual concorre um representante de cada escola, sendo o estudante vencedor, representante do município; e a etapa estadual, que será realizada em Campo Grande, com direito a semifinal e final.
O projeto Ortografando é desenvolvido com o objetivo principal de dinamizar e apropriar-se do processo de leitura e escrita, de acordo com as novas regras ortográficas da Língua Portuguesa.
Focada nesses objetivos, a professora de Língua Portuguesa, Ilda Bogado Siqueira, deu inicio às atividades com as turmas do 1º, 2º e 3º anos do Ensino médio.
Para estudo do ortografando, foi realizada a contextualização com as obras de Clarice Lispector, pois as palavras do Ortografando serão retiradas das obras indicadas. A etapa escolar aconteceu por meio do aplicativo soletrando, onde os alunos destaques de cada turma fizeram seus testes e entre os finalistas foi escolhido o representante.
*Veja aqui as fotos da primeira etapa do projeto realizada em julho.**
Nenhum comentário:
Postar um comentário